Sabe por que o WhatsApp está compartilhando seu telefone com o Facebook?

(2)
Publicado em 27 de agosto de 2016

Qual a relação do WhatsApp com Facebook?

fb+wup+insta 04

Não deve ser novidade para você que o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões há dois anos. Entretanto, há alterações relacionadas aos serviços destes aplicativos, que foram anunciadas recentemente e, estas sim, podem ser novidades para você. Vamos resumi-las abaixo.

Apesar das comunicações oficiais ao mercado, feitas à época da realização do negócio, indicarem que o WhatsApp continuaria a ser gerido como uma empresa independente do Facebook, esta mudança recente relacionada com os termos de serviço do WhatsApp demonstra na realidade outro direcionamento, e na prática algumas informações suas coletadas pelo WhatsApp passarão a ser compartilhadas com o Facebook.

fb+wup+insta 02

O que não mudou, segundo o WhatsApp

A forma como o WhatsApp funciona permanece basicamente a mesma: as mensagens não ficam nos servidores (do WhatsApp), e são apagadas assim que forem entregues ao destinatário. Depois que as mensagens (incluindo conversas, fotos, vídeos, mensagens de voz e compartilhamento de informações de localização) são entregues, elas são excluídas dos servidores. Observação: suas mensagens, entretanto, ficam armazenadas em seu próprio dispositivo (isto não mudou). O WhatsApp continua guardando os metadados, que são basicamente informações sobre suas atividades (por exemplo, como o app é usado, como é sua interação com outros usuários etc).

O WhatsApp talvez colete mais dados sobre você

Em relação à privacidade anteriormente havia uma seção específica nos termos do serviço que relacionava quais informações não eram coletadas, como nomes, e-mails, endereços e outras informações da agenda de contatos que não fossem números de celular e dados de localização.

Na nova política de privacidade, estas exceções não existem mais, e, portanto, não há limitação quanto aos dados de seus contatos que podem ser armazenados, ou seja, é possível que o app colete endereços de e-mail, nomes, dentre outros dados de seus contatos. Além disso, pelos novos termos o WhatsApp poderá coletar dados sobre a localização do seu dispositivo, o que não era feito de acordo com a política anterior.

fb+wup+insta 03

Informações do WhatsApp passarão a ser compartilhadas com o Facebook

A nova política de privacidade explica que suas mensagens do WhatsApp, incluindo imagens e dados de conta, não serão compartilhadas com o Facebook. No entanto, mesmo no caso em que os usuários do WhatsApp optem por não ter seu número de telefone compartilhado com o Facebook ( * veja abaixo como fazer isso), “a família de empresas do Facebook (que inclui outros serviços, incluindo Instagram) ainda receberá e usará essa informação para outras finalidades”.

O WhatsApp informa que ao conectar o seu número de telefone com os sistemas do Facebook, você terá melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes caso você tenha algum tipo de conta com estas empresas.

(*) Você poderá desvincular o WhatsApp de sua conta do Facebook

Da próxima vez que você abrir o WhatsApp, aparecerá um aviso de que os termos estão mudando com a opção “Aceitar” (ou já pode ter aparecido antes, e você já ter aceito), e haverá uma opção “compartilhar os dados da minha conta do WhatsApp com o Facebook” que poderá ser desativada. Se você aceitar de primeira e depois quiser mudar isso, basta navegar até Configurações > Conta > Compartilhar Dados da Conta.

OBSERVAÇÃO: se seu celular estiver configurado em inglês, a sequência é a seguinte:

  • Entre no WhatsApp;
  • Se for Android, clique nos pontinhos (de mais opções) no canto superior direito, e selecione Settings ;
  • Se for iPhone, clique em Settings no canto inferior direito;
  • Selecione Account;
  • Clique na opção Share my account info e desabilite o compartilhamento escolhendo Don’t Share.

O aplicativo vai pedir a confirmação de sua escolha, pois não será possível alterar esta opção (e voltar a permitir o compartilhamento). Esta opção inclusive desaparece após ser desabilitada.

 

(1) Acesse outros posts sobre MDM/Mobilidade (clique AQUI)

(2) Acesse outros posts sobre Redes WiFi (clique AQUI)

(3) Experimente GRATUITAMENTE o MaaS360 (Clique AQUI)

Colaboraram nesse artigo Ygor Nogueira e Paulo Florêncio do time Target

2 Comentários

  • Anônimo

    Ótimo esclarecimento, mas os “semi-alfabetizados” da Internet continuarão à mercê dessas empresas.
    Penso que seria interessante criar uma forma de impedir essa transação que elas fazem com os dados de quem usa essas ferramentas.

    27 de agosto de 2016 Reply
    • Paulo Florêncio

      A maneira que é indicada para desabilitar o compartilhamento dos dados é a seguinte: entrar nas “Configurações” do WhatsApp, acessar opção “Conta”, depois dasabilitar a opção de “Compartilhar dados da conta”. Desta forma, segundo os novos Termos de Serviços do WhatsApp, o usuário evita que o compartilhamento de (pelo menos alguns) dados seja feito com o Facebook.
      Obrigado.

      27 de agosto de 2016 Reply

Deixe um comentário