Diversidade de Plataformas Móveis e o MDM

(0)
Publicado em 31 de agosto de 2016

Introdução

Com o advento da Mobilidade e do fenômeno do BYOD – Bring Your Own Device (1), os dispositivos móveis estão proliferando em uma taxa exponencial nas empresas. E, com o número crescente de modelos diferentes de dispositivos, plataformas e versões de sistemas operacionais disponíveis, as corporações estão enfrentando novos e complexos desafios para o gerenciamento da mobilidade.

Existem atualmente vários sistemas operacionais para celulares e dispositivos móveis, e os mais conhecidos e utilizados no mercado estão resumidos na tabela abaixo.

SOs moveis 02 - Tabela

O que cada SOs oferece de melhor

iOS (iPhones) – Bastante conhecido mundialmente, o iOS tem como uma de suas principais características desde seu lançamento as inovações relacionadas às tecnologias de toque múltiplas adaptadas à multimídia (vídeos, imagens e músicas). Para navegar, acessar as funções ou telefonar basta você arrastar seu dedo pela tela. Para abrir um aplicativo basta dar um pequeno toque sobre o ícone alvo. Talvez sua principal limitação é que suas aplicações estão disponíveis somente nas lojas da Apple. Entretanto, por conta desta limitação, os níveis de segurança em geral são melhores, e a ocorrência de vírus é bastante controlada.

Symbian – Originou-se da parceria dos fabricantes Nokia, Ericsson, Motorola e Panasonic. É um sistema direto, sem muitos detalhes, depurado, onde o maior objetivo é a rapidez e a acessibilidade. Nokia licencia o Symbian também para empresas que não pertençam ao consórcio. O sistema Symbian é um sistema aberto e de baixo custo, possui recursos para gerenciar e utilizar pouca bateria e permite a instalação de softwares de terceiros, ao contrário do iOS/iPhone.

Android – Criado por Google, o Android é um sistema operacional aberto e, assim, acessível a todos os interessados. Ele foi baseado no núcleo Linux e suporta qualquer tipo de conexão sem fio – 3G/4G/LTE, EDGE, Wi-Fi e bluetooth). Ele é compatível com quase tudo, em se tratando de multimídia. Com a programação aberta ele é capaz de ser alterado, se adaptar e pode manter um baixo custo. A plataforma Android se destaca pelo crescimento de usuários superior a todas e pela grande oferta de aplicativos.

BlackBerry – Concebido pela empresa canadense RIM – Research in Motion, o BlackBerry é um sistema operacional que integra diversas funções importantes e que foram integradas pela primeira vez nos celulares chamados de Smathphones; ele tem editor de texto, acesso à internet, e-mail e a tecnologia IPv6. O que o diferencia dos demais é que ele utiliza um serviço próprio de e-mail RIM, chamado BBM (Balckberrrymessenger). As mensagens e e-mail no envio e recepção chegam até a 200kbps, utilizando a tecnologia EDGE. Ele suporta todas as funções de escritório necessárias para criar documentos, planilhas, apresentações, etc. Devido ao crescimento significativo das plataformas Android/Google e iOS/Apple, a fatia de mercado do BlackBerry está se reduzindo aceleradamente.

Windows Phone – O Windows Phone é um sistema operacional, para celulares, baseado no Kernel do Windows CE6. Ele foi usado primeiramente nos Pocket PCs. Utiliza o mesmo padrão de aplicativos usados na versão computador, mas requer um hardware potente para funcionar corretamente. Este sistema integra e é compatível com todos os aplicativos de escritório básicas da versão PC: Word, Excel, Power Point, Windows Media Player, etc.

SOs moveis 01

Outros SOs menos utilizados que já foram representativos

Firefox SO – A Mozilla também lançou o seu Sistema Operacional móvel visando principalmente telefones de baixo custo. Ele é um sistema flexível que se adapta a cada situação e oferece instantaneamente informações rápidas. O Firefox OS vem com todos os recursos básicos para que o smartphone funcione corretamente. Isso inclui aplicativos de serviços populares, mas também de conteúdo local com mais relevância para o dia a dia do usuário.

Palm webOS – O mais antigo sistema para celulares com alta tecnologia lançado em 1996, mas em sem uso significativo atualmente.

MeeGo – É uma fusão de dois sistemas Linux o Moblin, da Intel, e o Maemo da Nokia. É um sistema de código aberto desenhado para atuar em plataformas como notebooks, tablets, smartphones desktops, sistemas de navegação automotiva, smartsTVs, etc.

Brew MP – Concebido por Arm (fabricante de chips para smartphones como o Snapdragon) o Brew Mobile Platform (Qualcomm) é um sistema operacional cujo principal característica é a facilidade de acesso à redes sociais e simplicidade dos comandos, para um usuário pouco exigente.

Ranking dos Sistemas Operacionais para Dispositivos Móveis

Conforme recente publicação do Gartner, liderando a lista está a plataforma Android, com mais de 296,9 milhões de smartphones ativados em 2016. São 75 milhões de aparelhos a mais que 2015, totalizando uma fatia de mercado de 86,2%. Em segundo lugar, o iOS que vem nos iPhones, com 44 milhões de unidades e 12,9% de fatia de mercado. O top 4 é fechado por Windows (1,9 milhão) e BlackBerry (400 mil).

Veja a seguir o ranking completo, com todos os dados de vendas e presença de mercado.

SOs moveis 03

Consequências da diversidade de SOs e do uso de Dispositivos Móveis

Ao acessar recursos corporativos de dispositivos móveis, os colaboradores contribuem para o surgimento de ameaças significativas à segurança corporativa.

Com toda essa diversidade de opções de Sistemas Operacionais, e, para cada um, suas inúmeras versões disponíveis, consolida-se de maneira quase obrigatória a necessidade de uma ferramenta de MDM – Mobile Device Management (1) escolhida ser capaz de gerenciar os dados e os dispositivos quaisquer que sejam suas plataformas.

shutterstock_3729034542

As ferramentas de MDM mais reconhecidas no mercado detém dessa possibilidade de gerir diversas plataformas, cada uma com sua especificação, sendo necessária mais uma vez a análise por parte da empresa com relação a qual ferramenta seria a ideal para os seus sistemas.

Uma das opções de ferramentas de MDM está o MaaS360 (2), uma plataforma da empresa IBM que possibilita a gestão de todos os principais sistemas e modelos de dispositivos do mercado.

 

(1) Acesse outros posts sobre MDM/Mobilidade (clique AQUI)

(2) Experimente GRATUITAMENTE o MaaS360 (Clique AQUI)

(3) Acesse outros posts sobre Redes WiFi (clique AQUI)

Colaboraram nesse artigo Ygor Nogueira e Paulo Florêncio do time Target

AutorPaulo Florêncio Categoria

Related Posts

Deixe um comentário