Convergência Tecnológica e o mercado de TIC

(0)
Publicado em 1 de setembro de 2016

A inovação tecnológica das telecomunicações criou o a convergência tecnológica.  Esse fenômeno significa a utilização de uma única infraestrutura para prover serviços que antes precisavam de diversos equipamentos, protocolos e padrões diferentes.

Tablet PC content

Convergência foi definida como “um processo de mudança qualitativa que liga dois ou mais mercados existentes e anteriormente distintos”. Foi isso que ocorreu entre o mercado de Telecomunicação e o mercado de Tecnologia da Informação (TI), que atualmente são chamados de Tecnologia da Informação e Telecomunicação (TIC).

O termo convergência tecnológica vem sendo utilizado desde a época que a tecnologia digital começou a substituir a transmissão por sinal analógico. Essa ideia de que um único canal de comunicação poderia ter diversos usos, para otimizar a utilização pelo consumidor, ainda demorou para aparecer. Havia restrições de infraestrutura, já que os enlaces analógicos e a fibra óptica ainda tinham um custo muito elevado.

mdmb

Com o surgimento da internet, e junto o avanço das telecomunicações, o termo se difundiu pelo mundo. Comunicação e tecnologia da informação passaram a andar lado a lado. Alguns elementos tecnológicos se utilizaram dessa união:

  • Convergência de rede: união entre diferentes redes de comunicação numa única capaz de prover os serviços prestados por elas.
  • Convergência fixo-móvel: ainda não foi alcançada em sua totalidade. Consiste em quatro fases:
    • de pacotes: oferta comercial de telefonia móvel e fixa em um único pacote de serviços;
    • de recursos: integração de recursos que existiam anteriormente apenas para uma das tecnologias, por exemplo, a transmissão de chamada do telefone fixo para o móvel ou vice-versa;
    • de produto: pela redundância das suas funcionalidades, os produtos de telefonia fixa e móvel tornar-se um só;
    • total: quando todas as informações e serviços estão iguais em todos os dispositivos do usuário, seja ele móvel ou fixo;
  • Convergência de serviços: disponibilização de um mesmo serviço através de diferentes meios de comunicação;
  • Convergência de terminais: utilização de um único terminal para acessar múltiplas redes e serviços;

 

(1) Acesse nossos outros posts sobre Fundamentos de OSS e TIC (clique AQUI)

Colaboraram nesse artigo Tali Reznik e Paulo Florêncio do time Target.

AutorPaulo Florêncio Categoria

Related Posts

Deixe um comentário